Apae Morada Nova de Minas

NOSSOS ATENDIMENTOS ABRANGEM AS ÁREAS
DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE

ASSISTÊNCIA SOCIAL: BUSCANDO
AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA

As ações de assistência social são realizadas através do Serviço de Proteção Social Especial para a Pessoa com Deficiência e suas famílias (Centro Dia) e de Defesa e Garantia de Direitos.

CENTRO DIA Maria Natália de Oliveira


Direcionado a jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla em situação de dependência e/ou desproteção social, através de atividades particularizadas e coletivas, buscando melhora na qualidade de vida dos usuários,  promovendo autonomia e inclusão social.

DEFESA E GARANTIA
DE DIREITOS

Com ações para a promoção da cidadania, por meio dos programas Escola de Formação de Autodefensores (destinado às pessoas com deficiência, maiores de 16 anos) e Escola de Família (direcionado à familiares e cuidadores dos usuários da Instituição).

SAÚDE

Os atendimentos são ofertados através do Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI – I) e do Programa de Intervenção Precoce Avançado (PIPA), à população de Morada Nova de Minas e microregião, que compõe as cidades de Biquinhas, Paineiras, Abaeté, Cedro do Abaeté e Quartel Geral. Presta ainda serviços ambulatoriais, que visam a garantia de atenção integral à saúde do usuário.

SERDI – I

Tem como finalidade exclusiva o atendimento em saúde das pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo (TEA), promovendo acolhimento humanizado de seus atendidos, considerando suas necessidades de saúde e as vulnerabilidades sociais da família.
É um serviço de refêrencia em habilitação / reabilitação das pessoas com deficiência intelectual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS.

PIPA

É um programa de âmbito estadual para os Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intectual, voltado para o público de 0 a 06 anos, com o objetivo de incentivar o acompanhamento dos neonatos de risco; realizar diagnóstico precoce; promover a intervenção precoce nos usuários com deficiência intelectual; prevenir agravos, melhorar prognóstico e a qualidade de vida das pessoas com deficiência; e capacitar os profissionais do SERDI, além de qualificar os atendimentos em saúde.